segunda-feira, 22 de março de 2010

Leon Tolstoi - “Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”

O tema do ambiente já é conhecido há bastante tempo. Todos sabem o que se deve fazer, todos sabem como é fácil fazê-lo, mas poucos cumprem por pensarem na pouca diferença que fazem.
Eu admito que hoje, depois do almoço, atirei uma chiclete para o chão e agora, por escrever este tópico, lembro-me do mal que fiz. Pensei para mim na altura uma chuclete não faz diferença, e agora estou com pressa, não vai fazer diferença. Posso achar que não faz diferença, mas no final de contas a quantidade de pessoas como eu leva a que ruas e ruas estejam com umas pequenas saliencias que em tempos foram chicletes e que com o tempo endureceram. Até pode parecer que não faz muita diferença nas ruas, mas este problema repete-se com as fogueiras inseguras nas florestas, a reciclagem(que hoje em dia felizmente já algo comum), e até a nivel internacional, por exemplo no caso das ilhas das Maldivas.
As maldivas, para quem não sabe, estão a ser lentamente inundadas devido ao aumento média do nivel das águas do mar. A nova Zelândia devido ás relacções com as Maldivas acolheu a populacção, mas nenhum país europeu se voluntaria para receber a população, devido aos custos de alojamento, entre outros custos. Isso leva-nos de volta á questão em que todo o mundo pensa em mudar o mundo(ajudando as pessoas), mas ninguém se sacrifica para o mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário